Os engenheiros responsáveis pelo driver gráfico da Intel para Linux estão realizando ajustes no driver DRM i915, removendo partes relacionadas a hardware de pré-produção e suporte incompleto para o Ponte Vecchio.
Um conjunto de patches foi enviado recentemente, removendo códigos antigos de pré-produção relacionados ao Haswell. Mesmo após o envio dos processadores Intel Haswell, ainda havia vestígios de códigos associados aos primeiros veículos de desenvolvimento de software (SDVs) para Haswell, os quais não são mais utilizados e estão sendo eliminados.
Outro patch está removendo o suporte ao veículo de desenvolvimento de software XeHP para o hardware de pré-produção que se tornou o Arctic Sound (ATS). Como o XeHP SDV é uma plataforma inicial de desenvolvimento, mais de 200 linhas de código específicas para esse hardware estão sendo removidas.
Além disso, estão removendo o suporte à Ponte Vecchio. O commit explica: "O suporte a PVC não chegará ao i915, portanto, livre-se de sua habilitação parcial e reduza a carga de manutenção do driver."
Embora o driver do kernel i915 suporte GPUs DG2/Alchemist e tenha havido um grande esforço para ativar a Ponte Vecchio, não estava claro o quão eficaz era o suporte do driver para a Ponte Vecchio sem acesso ao hardware ou relatórios sobre seu status geral. Agora ficou evidente que o código do driver no i915 estava ativado apenas parcialmente e está sendo removido.
Presumivelmente, a Intel está concentrando o suporte à Ponte Vecchio no driver do kernel Xe DRM, que ainda será incorporado. Espera-se que o driver do kernel Intel Xe DRM seja adicionado em breve ao kernel principal, pelo menos como uma opção experimental. O Ponte Vecchio está disponível na forma de placas Intel Data Center GPU Max 1100 e Data Center GPU Max 1550.
Esse trabalho de limpeza no driver está atualmente na lista de discussão na lista de e-mails, e considerando o timing, existe a possibilidade de ser incorporado no próximo ciclo do kernel Linux 6.7.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário