FERRAMENTAS LINUX: O suporte incompleto ao Ponte Vecchio está sendo retirado do driver Intel i915 do kernel Linux.

sábado, 7 de outubro de 2023

O suporte incompleto ao Ponte Vecchio está sendo retirado do driver Intel i915 do kernel Linux.

 

Os engenheiros responsáveis pelo driver gráfico da Intel para Linux estão realizando ajustes no driver DRM i915, removendo partes relacionadas a hardware de pré-produção e suporte incompleto para o Ponte Vecchio.

Um conjunto de patches foi enviado recentemente, removendo códigos antigos de pré-produção relacionados ao Haswell. Mesmo após o envio dos processadores Intel Haswell, ainda havia vestígios de códigos associados aos primeiros veículos de desenvolvimento de software (SDVs) para Haswell, os quais não são mais utilizados e estão sendo eliminados.

Outro patch está removendo o suporte ao veículo de desenvolvimento de software XeHP para o hardware de pré-produção que se tornou o Arctic Sound (ATS). Como o XeHP SDV é uma plataforma inicial de desenvolvimento, mais de 200 linhas de código específicas para esse hardware estão sendo removidas.

Além disso, estão removendo o suporte à Ponte Vecchio. O commit explica: "O suporte a PVC não chegará ao i915, portanto, livre-se de sua habilitação parcial e reduza a carga de manutenção do driver."

Embora o driver do kernel i915 suporte GPUs DG2/Alchemist e tenha havido um grande esforço para ativar a Ponte Vecchio, não estava claro o quão eficaz era o suporte do driver para a Ponte Vecchio sem acesso ao hardware ou relatórios sobre seu status geral. Agora ficou evidente que o código do driver no i915 estava ativado apenas parcialmente e está sendo removido.

Presumivelmente, a Intel está concentrando o suporte à Ponte Vecchio no driver do kernel Xe DRM, que ainda será incorporado. Espera-se que o driver do kernel Intel Xe DRM seja adicionado em breve ao kernel principal, pelo menos como uma opção experimental. O Ponte Vecchio está disponível na forma de placas Intel Data Center GPU Max 1100 e Data Center GPU Max 1550.

Esse trabalho de limpeza no driver está atualmente na lista de discussão na lista de e-mails, e considerando o timing, existe a possibilidade de ser incorporado no próximo ciclo do kernel Linux 6.7.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário