Daniel van Vugt, membro da equipe de desktop da Canonical para o Ubuntu Linux, recentemente enfrentou diversos problemas no GNOME, principalmente relacionados ao desempenho, enquanto trabalhava no aprimoramento do suporte para buffer triplo dinâmico e outras melhorias no ambiente de desktop GNOME.
Sua mais recente descoberta revelou mais um obstáculo de desempenho para configurações de múltiplas GPUs.
No Mutter, Daniel van Vugt identificou que os rácios de quadros secundários da GPU estavam sendo limitados pelo tratamento dinâmico do tempo de renderização máximo. Como resultado, esses rácios frequentemente não atingem as taxas de atualização dos monitores. Por exemplo, em uma tela de 130 Hz usando o driver Nouveau, ele observou apenas 65 FPS, mas ao utilizar o buffer triplo dinâmico, esse número aumentou para 86 FPS. Além disso, ao desativar o tempo de renderização máximo dinâmico por meio de um ajuste de variável de ambiente, ele conseguiu alcançar 130 FPS. De maneira semelhante, no Mutter Git, ele registrou apenas 30 FPS para uma configuração AMDGPU em um monitor de 60 Hz, mas com a substituição da variável de ambiente, a taxa de quadros subiu para 60 FPS.
Ele registrou um relatório de bug relacionado a esse problema no Mutter upstream. Até que uma solução permanente seja implementada, aqueles que acreditam estar enfrentando esse bug podem tentar usar a substituição da variável de ambiente CLUTTER_PAINT=disable-dynamic-max-render-time para desativar o comportamento dinâmico do tempo de renderização máximo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário