O desenvolvimento de novos recursos para o GCC 14 está quase concluído, marcando o início da terceira fase de desenvolvimento, que é o “modo geral de correção de bugs”.
Isso significa que a adição de novos recursos para este próximo lançamento anual do GNU Compiler Collection foi encerrada.
Ainda assim, mudanças maiores ainda são permitidas se tiverem sido postadas para revisão na lista de discussão antes do final da primeira fase. Portanto, ainda podemos ver alguns trabalhos, como os recentemente publicados mais recursos Intel APX. Além das mudanças ainda em revisão, não se espera que nenhum recurso importante seja mesclado durante esta fase de desenvolvimento de correção de bugs. Como vimos no ano passado durante a terceira fase do GCC 13 com o AMD Zen 4 (znver4) finalmente sendo lançado, novos alvos de CPU ainda podem ser adicionados durante esta fase final. No entanto, desta vez não está claro se o AMD Zen 4 (znver5) chegará ao GCC 14.
Embora o compilador GCC já tenha suporte inicial para Granite Rapids, Sierra Forest, Grand Ridge, Lunar Lake, etc, com a Intel encanando seus novos recursos ISA de CPU precocemente e trabalhando fortemente em AVX10, APX, etc., a AMD não é tão ambiciosa com o upstreaming inicial do compilador. Eles têm (infelizmente) adicionado novas versões Zen apenas após o lançamento ao GCC (e Clang), o que é uma pena, dada a cadência de lançamento anual das principais versões do GCC e distribuições Linux que não mudam rapidamente para novas versões. Sem nenhum lançamento de CPU Zen 5 esperado antes do lançamento do GCC 14.1 nos primeiros meses de 2024, é improvável que o znver5 chegue para esta versão, a menos que haja uma mudança no posicionamento de habilitação do compilador na AMD.
O GCC 14 tem muitos recursos novos quando se trata de todas as próximas gerações de CPU Intel, o suporte Zhaoxxin Yongfeng foi finalmente atualizado, honrando as opções do compilador -std=c23 e -std=gnu23 para C23, trabalho inicial no que pode ser IBM POWER11, uma solução alternativa de software para evitar o impacto no desempenho do Intel Downfall, suporte à extensão criptográfica RISC-V Vector, suporte MIPS16e2 ISA, preparações iniciais -std=c++26 e muito mais.
Com a terceira fase agora em vigor, o relatório de status mostra que o GCC 14 está atualmente com 30 regressões P1 conhecidas de maior prioridade. Além disso, existem outras 499 regressões P2 e 244 regressões P3. As regressões P1 são o que precisa ser corrigido (ou rebaixado) antes que o GCC 14 possa ser lançado como GCC 14.1 estável nos primeiros meses do próximo ano. Se as tradições se mantiverem, procure o GCC 14.1 para ser lançado em março-abril.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário