FERRAMENTAS LINUX: A mudança de acesso ao código-fonte do RHEL está causando problemas para os CentOS SIGs

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

A mudança de acesso ao código-fonte do RHEL está causando problemas para os CentOS SIGs

 

Parece que a mudança da Red Hat que restringe o acesso às fontes RHEL que foi anunciada no ano passado está tendo a consequência não intencional de causar algumas dores de cabeça para projetos de grupos de interesse especial (SIG) do CentOS.

Foi publicada na semana passada no blog do CentOS foi a atualização de status do Kmods SIG. Este é o grupo de interesse especial que mantém módulos extras do kernel para CentOS Stream e Red Hat Enterprise Linux. Notável é a nota:

"Devido a mudanças na forma como a Red Hat lança o código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, o Kmods SIG atualmente não é capaz de produzir pacotes para o Red Hat Enterprise Linux por motivos legais. Estamos trabalhando com a Red Hat para resolver esta situação e esperamos poder fornecer pacotes para Enterprise Linux novamente o mais rápido possível."

Devido à restrição do acesso às fontes do kernel RHEL entre outros pacotes fonte do Red Hat Enterprise Linux, isso está causando problemas para o CentOS SIG tentando melhorar a experiência dos módulos do kernel para usuários do RHEL (e CentOS Stream)...

Uma mudança de kernel aparentemente semelhante foi observada hoje pelo CentOS Hyperscale SIG. Este grupo de interesse especial, como lembrete, trata do aprimoramento do CentOS Stream para infraestrutura de grande escala, como as do Meta/Facebook, X/Twitter e outras:

"A versão mais recente no Hyperscale SIG é o kernel 6.7.1-0.hs1 para o CentOS Stream 9. Este novo kernel agora é baseado no kernel de lançamento upstream do Fedora em vez da árvore de kernel CentOS/RHEL. Em um futuro próximo, o Hyperscale SIG rastreará os kernels do Fedora para construir e lançar no CentOS. O kernel ainda é construído com uma configuração semelhante ao RHEL, mudanças de módulo especificamente para o CentOS Hyperscale"

Portanto, o CentOS Hyperscale SIG agora está baseando suas novas compilações de kernel no Fedora em uma compilação semelhante ao RHEL, em vez da árvore de kernel CentOS/RHEL.

O Hyperscale SIG também compartilhou sobre seu trabalho nas atualizações mais recentes do systemd, novas imagens experimentais de mídia ao vivo das estações de trabalho GNOME e KDE para CentOS Stream Hyperscale 9 e outras atualizações de pacotes de ponta. O SIG também continua mantendo uma pilha DNF/RPM com suporte de cópia na gravação Btrfs.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário