Embora o Sierra Forest da Intel, seu primeiro processador Xeon totalmente E-core com até 288 núcleos por soquete, não seja esperado até meados deste ano, os engenheiros do Intel Linux já começaram a preparar o terreno para seu sucessor: Clearwater Forest.
Clearwater Forest representa a segunda geração do E-core Xeon da Intel, sucedendo o Sierra Forest. A previsão é que o Clearwater Forest seja lançado em 2025, mas os engenheiros de código aberto do Intel Linux já estão iniciando os preparativos para o suporte do driver e outras habilitações de hardware bem antes do lançamento. Com o código do Sierra Forest já sendo incorporado ao kernel do Linux e a projetos de código aberto importantes, como Clang e GCC, desde o ano passado, parece que a maior parte do trabalho para habilitar o Sierra Forest já foi concluída e, agora, o foco deve se voltar para o Clearwater Forest.
Esta manhã, foi enviado o primeiro patch do kernel Linux para o Sierra Forest. Como é típico para o primeiro patch, ele é bastante simples e apenas adiciona o novo número do modelo para as CPUs Clearwater Forest. O Clearwater Forest tem um número de modelo 0xDD (221). O patch também confirma que as CPUs 0xDD Clearwater Forest estão utilizando núcleos Atom Darkmont.
O patch foi adicionado ao x86/urgente, o que significa que provavelmente será incluído em breve na janela de mesclagem do Linux 6.8. Ele simplesmente adiciona o novo ID “ATOM_DARKMONT_X” para o Clearwater Forest e não apresenta nenhum risco de regressão, ao mesmo tempo que facilitará a mesclagem do novo código de recurso para o Linux 6.9+ com este patch 0xDD em vigor. Dito isso, espere que patches mais significativos do Intel Clearwater Forest Linux comecem a aparecer em breve.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário