FERRAMENTAS LINUX: O Editor de código Zed agora será de código aberto

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

O Editor de código Zed agora será de código aberto

 


O editor de código Zed, desenvolvido pelos criadores do editor Atom e da estrutura de análise sintática Tree-sitter, anunciou ontem que o Zed está se tornando de código aberto.

O Zed é um editor de código de alta performance - multithread e acelerado por GPU - que oferece uma gama de recursos, desde um terminal integrado até um modo Vim, entre outros. Até agora, o foco do editor Zed tem sido o macOS, mas agora que é de código aberto, esperamos ver o suporte ao Linux em breve.

O editor Zed será licenciado sob a GPL, enquanto os componentes do lado do servidor serão licenciados sob a AGPL. A estrutura de interface do usuário GPUI, que alimenta o Zed, estará sob uma licença Apache 2.0. 

O Zed está adotando o código aberto, pois seu modelo de negócios agora será baseado na venda de serviços, em vez de ser um editor proprietário. Zed pode começar a cobrar por serviços adicionais no futuro, bem como explorar a possibilidade de computação em servidor para recursos de IA como outra estratégia de monetização. 

“Hoje, estamos tornando público 100% do código que escrevemos até agora. No futuro, no entanto, ainda poderemos oferecer produtos proprietários voltados para casos de uso comercial e empresarial, embora sempre pretendamos que o código proprietário seja uma pequena fração em comparação com o código que tornamos público. Também pretendemos garantir que nossa necessidade de gerar receita nunca interfira com sua necessidade de escrever software. Nunca exibiremos um banner em seu editor de código e, se o fizermos, você sempre poderá construir o Zed a partir do código-fonte.”

Embora nenhum detalhe do Linux tenha sido compartilhado como parte dos anúncios de hoje, aqueles interessados em saber mais sobre o código aberto do Zed podem fazê-lo através do blog Zed.dev. O código-fonte do editor Zed está disponível no GitHub.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário