Após o artigo da semana passada sobre o compilador GCC recebendo patches para o suporte à GPU AMD RDNA3, que “funciona para a maioria dos propósitos”, esse código foi incorporado e também confirmado para trazer o suporte RDNA2 para um estado funcional.
A versão estável do compilador GCC 14.1, que será lançada nos próximos meses, agora terá suporte inicial funcional para processadores gráficos AMD RDNA2 (GFX10.3) e RDNA3 (GFX11). Isso é destinado ao descarregamento de OpenMP e OpenACC para as GPUs. Placas Radeon RDNA2 e RDNA3
Este commit adiciona suporte a RDNA2 e RDNA3 para descarregamento de dispositivos OpenMP/OpenACC. Entre as placas gráficas RDNA2 discretas de consumo estão a série Radeon RX 6000, enquanto as GPUs de consumo RDNA3 de última geração atualmente compõem a série Radeon RX 7000.
Vale ressaltar que este trabalho vem da empresa de consultoria BayLibre, de um grupo recém-formado de Compiler Services. Ex-engenheiros de compiladores da Mentor Graphics/Siemens agora estão trabalhando em tecnologia de compiladores na BayLibre em torno de OpenACC, OpenMP e descarregamento de dispositivos.
A AMD, para o seu descarregamento oficial de dispositivos OpenMP, está focada em LLVM/Clang, onde mantém o compilador downstream “AOMP”. Eles também mantêm oficialmente o back-end AMDGPU LLVM upstream que não é usado apenas para computação, mas também por empresas como AMDVLK, RadeonSI e outros usos para seu compilador de shader.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário