FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 6.8 Crypto fornece o driver Intel IAA Compression Accelerator, hardware QAT 420xx

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O Kernel Linux 6.8 Crypto fornece o driver Intel IAA Compression Accelerator, hardware QAT 420xx

 

No que diz respeito ao subsistema “cripto” do kernel Linux, que abrange diversos algoritmos criptográficos e de compressão, bem como vários drivers de hardware, as novas adições para o Kernel Linux 6.8 são especialmente notáveis no que se refere à Intel.

A primeira iniciativa da Intel com o pull cripto é a inclusão do suporte para a próxima geração de aceleradores Intel QuickAssist Technology (QAT). O kernel Linux 6.8 agora suporta os dispositivos Intel QAT 420xx. O hardware da série Intel QAT 420xx terá mais mecanismos (até 16 mecanismos de serviço e um mecanismo de administração) e suporte para algoritmos de criptografia sem fio ZUC e SNow 3G. Espera-se que o hardware Intel QAT 420xx esteja pronto para uso quando for lançado, provavelmente ainda este ano, embora os detalhes sobre o produto QAT 420xx tenham sido limitados.

Outra adição interessante à criptografia do Kernel Linux 6.8 para a Intel é a introdução do driver de kernel de compactação de criptografia IAA. Os Intel Analytics Accelerators (IAA) são suportados no Linux desde antes do lançamento dos processadores Xeon Sapphire Rapids, mas este novo driver acelerador permite que os blocos IAA sejam utilizados pelo kernel. Usuários da API criptográfica do kernel, como Zswap e zRAM, agora podem se beneficiar do IAA encontrado em Sapphire Rapids, Emerald Rapids e futuros processadores escaláveis Xeon.


O driver do kernel IAA implementa versões sincronizadas e assíncronas do algoritmo DEFLATE e mostrou resultados promissores para o Zswap. Este driver possibilita novos casos de uso para o IAA e pode ser aproveitado pelo código do kernel que utiliza a API criptográfica do kernel, em vez do software de espaço do usuário que atualmente precisa ser adaptado para acessar explicitamente os aceleradores IAA.

O pull de criptografia do Kernel Linux 6.8 também remove de forma mais ampla algum suporte a algoritmos antigos/desatualizados, adiciona suporte incremental ao processamento de lskcipher/skcipher e outras atualizações de driver.

Para mais detalhes, consulte o pull cripto que foi mesclado na semana passada para o Linux 6.8. O Kernel Linux 6.8-rc1 deve ser lançado em algumas horas, enquanto a versão estável do kernel Linux 6.8 será lançada em março.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário