FERRAMENTAS LINUX: O LoongArch está obtendo o suporte inicial ao Rust Kernel para o Kernel Linux 6.8

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

O LoongArch está obtendo o suporte inicial ao Rust Kernel para o Kernel Linux 6.8


Na sexta-feira, as modificações para o processador LoongArch foram enviadas e incorporadas à janela de mesclagem em andamento do Linux 6.8, preparando o terreno para esta nova versão do kernel. O destaque dessas alterações é o suporte à integração do kernel Rust Linux para esses processadores chineses.

A versão 6.8 do Linux agora apresenta suporte inicial ao Rust para LoongArch. Além disso, essa versão também traz uma atualização para o conjunto de ferramentas Rust. A expansão do suporte ao Rust em mais arquiteturas no kernel Linux é um desenvolvimento positivo, à medida que a linguagem de programação Rust começa a se estabelecer como uma opção viável para a programação do kernel. O Kernel Linux 6.8 introduz o primeiro driver PHY de rede escrito em Rust, servindo como alternativa a um driver C existente. Este é o primeiro driver na linha principal destinado ao uso do usuário final, após vários ciclos do kernel focados na construção da infraestrutura inicial para a programação Rust no espaço do kernel. À medida que avançamos em 2024, esperamos ver mais drivers Rust sendo desenvolvidos para o kernel Linux.

As alterações do LoongArch para o Kernel Linux 6.8 também incluem a atualização da versão mínima do compilador Clang para a v18, a adição de suporte DTB integrado para a arquitetura, a atualização do arquivo de configuração padrão do kernel e várias correções de bugs.

A lista completa de alterações do LoongArch para o Kernel Linux 6.8 pode ser acessada por meio desta solicitação pull, que já foi incorporada à linha principal.




Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário