FERRAMENTAS LINUX: A IBM começa a trabalhar na ativação do Power11 para o próximo Kernel Linux 6.9

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

A IBM começa a trabalhar na ativação do Power11 para o próximo Kernel Linux 6.9

Prepare-se para a próxima geração de processadores Power! 🚀 A IBM começou a enfileirar os primeiros patches “Power11” na ramificação Git “próxima” do PowerPC, antecipando o próximo ciclo do kernel Linux 6.9.

Esses são os primeiros de muitos patches que estão sendo preparados para habilitar os processadores Power11, a próxima geração de processadores da IBM. Isso segue a tendência da IBM de postar patches “PowerPC Future” para o compilador GCC meses antes do lançamento oficial dos processadores, como foi o caso do Power10.

Os dois primeiros patches do Power11 introduzem o modo bruto e arquitetado do Power11, além de trazer suporte de monitoramento de desempenho para o subsistema “perf” do Linux. Essas características são muito semelhantes às do Power10, indicando uma continuidade na evolução desses processadores.

Com esses patches iniciais já lançados, podemos esperar que mais patches do Power11 comecem a aparecer nas próximas semanas. Fique de olho na ramificação “next” do PowerPC no Git para acompanhar essas atualizações.

O Power10 foi anunciado em agosto de 2020 e chegou ao mercado um ano depois. Provavelmente teremos mais notícias sobre o Power11 ainda este ano. Há uma grande expectativa de que o Power11 seja mais aberto, como o POWER9, em comparação ao Power10. Isso poderia levar a novos designs de hardware aberto do Raptor, como os designs do Raptor Computing Blackbird e do Talos, que ainda utilizam o POWER9, em parte devido aos bits de firmware de código fechado do Power10.

Fique ligado para mais novidades sobre a próxima geração de processadores Power!





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário