FERRAMENTAS LINUX: A Intel publica os patches para o suporte ao Plane Color Pipeline no Linux - Jiving com o design da AMD

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

A Intel publica os patches para o suporte ao Plane Color Pipeline no Linux - Jiving com o design da AMD

“A AMD, Valve e outros colaboram em esforços de gerenciamento de cores e HDR, Intel publica implementação”

Como parte dos esforços contínuos da AMD para melhorar o gerenciamento de cores e HDR, os engenheiros da AMD Linux têm colaborado com a Valve e outras partes interessadas, incluindo os desenvolvedores da Igalia. Recentemente, os engenheiros da Intel divulgaram sua implementação do pipeline de cores planas, que segue a proposta de API acordada por vários fornecedores.

A AMD e outros têm trabalhado nesta API de pipeline de cores por vários meses e já a implementaram no driver VKMS DRM como referência. Na terça-feira, a Intel publicou patches para implementar este suporte de API de pipeline de cores planas em suas plataformas. As principais alterações do DRM para suportar o pipeline de cores ainda estão pendentes de fusão, mas a disponibilidade desta implementação da Intel deve ajudar a alcançar um consenso e incentivar os desenvolvedores de desktop/compositor a utilizar a API do espaço do usuário.

Para recapitular a API Linux Color Pipeline: "Queremos suportar transformações complexas de cores pré e pós-blending no hardware do controlador de exibição, para permitir casos de uso de HDR com suporte de hardware, bem como fornecer suporte para aplicativos gerenciados por cores, como editores de vídeo ou imagem.

É possível suportar uma saída HDR em hardware compatível com as propriedades drm_connector Colorspace e HDR Metadata, mas isso requer que o compositor ou aplicativo renderize e componha o conteúdo em um buffer final destinado à exibição. Isso é custoso.

O hardware de exibição mais moderno oferece vários LUTs 1D, LUTs 3D, matrizes e outras operações para suportar transformações de cores. Essas operações são geralmente implementadas em hardware de função fixa e, portanto, são muito mais eficientes em termos de consumo de energia do que executar operações semelhantes através de shaders ou CPU.

Gostaríamos de aproveitar esta funcionalidade de hardware para suportar transformações de cores complexas com pouco ou nenhum custo de CPU ou shader."

A implementação atual da Intel consiste em 27 patches e pode ser encontrada para revisão na lista de discussão dri-devel.

Graças ao Steam Deck (OLED) baseado em AMD, tem havido um grande avanço nos esforços de cores/HDR.

Esperamos que este ano o suporte da API Linux Color Pipeline - e mais amplamente os esforços de HDR para o desktop Linux - sejam bem-sucedidos e alcancem o status de linha principal.





Fonte 

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário