A Intel avança na depuração de drivers gráficos com repetição de travamentos de GPU no hardware real
Os engenheiros da Intel estão inovando na depuração de seu código de driver Mesa OpenGL/Vulkan de código aberto. Anteriormente, a reprodução de erros e travamentos de GPU era realizada usando um simulador. No entanto, uma nova proposta de patch agora permite a repetição de travamentos de GPU no próprio hardware, o que pode melhorar significativamente a resolução de problemas do mundo real.
Um patch inovador foi proposto esta semana que permite a repetição de travamentos de GPU em hardware de GPU Intel real, utilizando imagens de contexto capturadas. Este patch para o driver do kernel i915 introduz uma nova opção Kconfig, “DRM_I915_REPLAY_GPU_HANGS_API”, que habilita a repetição de travamentos de GPU. Ele também apresenta uma nova interface, I915_CONTEXT_PARAM_CONTEXT_IMAGE, que permite o upload da imagem de contexto capturada no estado do driver antes da execução dos buffers de lote suspensos.
Essa proposta considera a API do espaço do usuário como uma interface exclusiva para depuração. Portanto, ela está oculta atrás desta opção de construção do kernel e também requer a configuração do parâmetro do módulo “i915.enable_debug_only_api”.
O patch do kernel que habilita a repetição de travamentos de GPU em hardware gráfico Intel real está atualmente sob revisão no dri-devel. Além disso, uma solicitação de mesclagem do Mesa foi proposta para permitir o uso da API de espaço do usuário para a reprodução de hardware.
Embora este recurso seja destinado principalmente para desenvolvedores de drivers gráficos Intel, esperamos que ele auxilie na reprodução e resolução de problemas que ocorrem apenas em hardware Intel iGPU/dGPU real e que não podem ser reproduzidos ou facilmente simulados.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário