FERRAMENTAS LINUX: No FOSDEM 2024 os Snaps e Ubuntu Core Desktop são comentados.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

No FOSDEM 2024 os Snaps e Ubuntu Core Desktop são comentados.

 



O engenheiro da Canonical, Till Kamppeter, participou do FOSDEM 2024 no fim de semana passado na Bélgica, onde discutiu o formato de pacote Snap para o Ubuntu Linux.

Além disso, ele compartilhou detalhes sobre o trabalho contínuo em torno do Ubuntu Core Desktop, que visa fornecer um sistema operacional totalmente baseado em Snap.

Embora muitos já estejam familiarizados com os Snaps para o Ubuntu, essa tecnologia ainda gera debates entre os entusiastas. Os Snaps são uma alternativa aos Flatpaks, com objetivos semelhantes, mas abordagens diferentes. Embora sejam mais comumente associados ao Ubuntu, os Snaps também funcionam em outras distribuições Linux. Recentemente, a Canonical tem se esforçado para garantir uma experiência de distribuição mais diversificada para o uso de Snaps.

A apresentação no FOSDEM 2024 também destacou o Ubuntu Core Desktop, um sistema operacional em desenvolvimento totalmente baseado em Snap. Desde o kernel até o bootloader e outros componentes de baixo nível, tudo é tratado como um Snap nos ambientes de desktop. Essa abordagem baseia-se no Ubuntu Core existente, criando um sistema operacional de desktop totalmente integrado com os Snaps.



No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados no Ubuntu Core Desktop, como o suporte a drivers proprietários da NVIDIA, ferramentas de configuração de impressoras, aplicativos de scanner, além de mais ferramentas de desenvolvimento em formato Snap. A equipe também está trabalhando para oferecer suporte completo à criptografia de disco TPM, gerenciamento remoto, integração com Active Directory e outras melhorias de infraestrutura.

Para quem deseja saber mais sobre o estado atual dos Snaps e o foco da Canonical nessa tecnologia de aplicativos em sandbox, a apresentação no FOSDEM é uma ótima fonte de informações .





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário