FERRAMENTAS LINUX: O estado atual e os planos para portar o software Linux/BSD para o sistema operacional Redox

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

O estado atual e os planos para portar o software Linux/BSD para o sistema operacional Redox

 

A equipe do Redox OS, que está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto com microkernel escrito em Rust, compartilhou uma nova postagem em seu blog. A postagem destaca sua estratégia para aumentar a portabilidade e permitir que mais softwares de espaço de usuário Linux e BSD sejam executados neste sistema operacional baseado em Rust.

Em vez de se concentrar em uma abordagem de camada de compatibilidade BSD/Linux, o Redox OS está trabalhando para permitir que mais softwares sejam construídos de forma limpa na plataforma. Para trazer programas gráficos para o Redox OS, a estrutura SDL suporta o servidor de exibição Orbital do Redox, assim como a biblioteca winit. A equipe do Redox planeja portar as bibliotecas Qt e GTK para o sistema operacional, o que permitirá a execução de mais aplicativos GUI. Vale ressaltar que o Redox OS ainda não suporta drivers de GPU acelerados.

Apesar de ainda não terem gráficos acelerados e o suporte ao Wayland estar um pouco distante, eles já portaram alguns jogos/emuladores para o Redox OS, como DOSBox, Neverball, OpenTTD, ScummVM, 2048 e outros.

A postagem do blog de segunda-feira sobre o esforço de portabilidade do Redox OS resume o estado atual da seguinte maneira: "A portabilidade é um componente crucial do desenvolvimento do Redox. Estamos usando a portabilidade como uma maneira de priorizar e validar a funcionalidade do Redox.

Atualmente, dezenas de programas e várias outras bibliotecas estão funcionando. Nosso foco inicial tem sido a portabilidade de programas Rust, mas também reconhecemos a importância de suportar programas escritos em outras linguagens.

No ano passado, o Ribbon começou a portar mais de 1.000 programas e bibliotecas para o Redox. Esse trabalho ainda está em andamento e muitos requerem scripts de compilação cruzada personalizados ou suporte de biblioteca aprimorado. Você pode vê-los aqui.

Com nossa recente mudança para um formato de caminho compatível com Linux, removemos um grande obstáculo para suportar aplicativos Linux. No futuro, planejamos expandir nosso suporte POSIX, portar mais caixas Rust e continuar a melhorar o Relibc.

Estamos considerando a possibilidade de usar máquinas virtuais e Wine como possíveis mecanismos para executar binários proprietários e possivelmente até drivers proprietários. No entanto, ainda não temos planos específicos para esse recurso."







Fonte 

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário