No início de 2022, foi divulgado um conjunto de 2,3 mil patches, conhecidos como “cabeçalhos de kernel rápidos" ou"Fast Kernel Headers" , com o objetivo de acelerar significativamente os tempos de compilação do kernel e lidar com situações de dependência complexas.
Apesar de ter havido um progresso rápido inicialmente e alguns bits terem sido incorporados ao código principal, houve um período de silêncio sobre o tema dos cabeçalhos rápidos do kernel. No entanto, hoje foi lançada uma nova série de patches que retoma o esforço para acelerar drasticamente o tempo de construção do kernel.
Max Kellermann divulgou hoje um conjunto de 28 patches que buscam retomar o trabalho nos cabeçalhos rápidos do kernel. Os primeiros patches estão focados na redução de várias dependências de cabeçalho do kernel. Esta série de patches inclui vários trabalhos preparatórios iniciais, que por si só não resultam em uma melhoria significativa no tempo de construção. Max comentou: “Assim como as tentativas anteriores de reduzir as dependências de cabeçalho, este é apenas o começo. Ainda há muitas dependências e a aceleração alcançada por este grande conjunto de patches ainda não é notável. … Para obter mais ganhos, seria necessário otimizar cabeçalhos grandes como “linux/mm.h”, “linux/fs.h” e “linux/sched.h”. Quase todos os incluem, e eles incluem quase tudo.”
Aqueles que estão interessados podem conferir a série de patches de hoje, enquanto aguardamos que as otimizações mais eficazes e rápidas dos cabeçalhos do kernel sejam implementadas em breve.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário