“As mudanças significativas no horizonte: O Linux se prepara para desabilitar o suporte ao Driver RNDIS!”
Em janeiro de 2023, começaram os esforços para desabilitar os drivers de kernel para o protocolo RNDIS da Microsoft. Este protocolo, que é construído sobre USB para funcionalidade de Ethernet virtual, tem sido uma fonte de preocupações de segurança. No final do ano, houve uma nova tentativa de desabilitar o RNDIS no Linux, mas não chegou à linha principal. Agora, parece que estamos à beira de uma nova tentativa de desabilitar o suporte ao driver RNDIS.
Greg Kroah-Hartman, um dos principais desenvolvedores do Linux, recentemente reviveu seu ramo “rndis-removal” como parte da árvore Git do subsistema USB. Embora neste estágio não seja a “remoção” real do RNDIS, mas apenas as alterações do Kconfig para evitar que os drivers sejam facilmente compilados. Se tudo correr bem, e não houver problemas levantados, a remoção real dos drivers RNDIS do kernel Linux poderá acontecer nos próximos meses.
A descrição do patch sobre essa mudança destaca que o protocolo Microsoft RNDIS é, por design, inseguro e vulnerável em qualquer sistema que o utilize com hosts ou dispositivos não confiáveis. Portanto, a melhor solução é simplesmente desabilitar todos os drivers rndis para evitar que alguém os use novamente.
Fique ligado para ver se este código de remoção de rndis será enviado para a próxima janela de mesclagem do kernel Linux v6.9 para tentar retirar esse código antigo do kernel. Mantenha-se atualizado com as últimas novidades no mundo do Linux!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário