FERRAMENTAS LINUX: O PipeWire está para funcionar em conversores e filtros de processamento do Vulkan

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

O PipeWire está para funcionar em conversores e filtros de processamento do Vulkan

 

O PipeWire 1.0, lançado no final do último ano e agora amplamente adotado por distribuições Linux prontas para uso para gerenciar fluxos de áudio e vídeo, tem despertado curiosidade sobre seus planos futuros. Neste contexto, Wim Taymans, da Red Hat e principal desenvolvedor do PipeWire, esteve presente no FOSDEM em Bruxelas.

Wim Taymans apresentou o projeto PipeWire no FOSDEM 2024. Embora muitos leitores do Phoronix já estejam familiarizados com o estado atual e as capacidades do PipeWire, pode haver dúvidas sobre o que o futuro reserva para o projeto… Planos do PipeWire para 2024 apresentados no FOSDEM

O PipeWire se concentrará na correção de bugs e pequenas melhorias, além de trabalhar mais nas melhorias de vídeo, controles de acesso de áudio/câmera para Flatpak, suporte para sincronização explícita e outros recursos que ainda estão faltando. No que diz respeito ao vídeo no PipeWire, haverá mais esforços para melhorar o roteamento de vídeo e para aproveitar a API Vulkan, como para conversores de vídeo baseados em Vulkan, filtros de processamento e muito mais.

Para aqueles interessados em saber mais sobre o trabalho atual e futuro deste componente crucial para o desktop Linux, podem consultar a página de apresentação do FOSDEM.





Fonte 

Até a próxima !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário