Trabalhando intermitentemente ao longo de vários anos, o suporte para modo de passagem de leitura/gravação do FUSE tem sido uma busca constante para aprimorar o desempenho dos sistemas de arquivos no espaço do usuário.
A ideia é evitar a sobrecarga do daemon por arquivo, encaminhando diretamente as operações de leitura/gravação pelo kernel para o sistema de arquivos subjacente, em vez de passá-las pelo daemon FUSE. E agora, finalmente, parece que o modo passthrough FUSE está prestes a ser implementado no Kernel Linux 6.9.
Os patches do modo passthrough FUSE foram recentemente enfileirados no ramo “for-next” do repositório FUSE.git. Com esses patches já presentes no ramo “for-next” antes da janela de mesclagem do Kernel Linux 6.9 em março, espera-se que o código seja incorporado ao próximo ciclo do kernel, a menos que surjam problemas de última hora.
O suporte ao modo passthrough depende do novo switch Kconfig FUSE_PASSTHROUGH, que permite que o desvio do servidor FUSE, por meio do mapeamento de operações específicas do FUSE, seja executado diretamente no arquivo de backup. Os benchmarks realizados em versões anteriores do modo de passagem FUSE mostraram que ele se aproxima muito mais do desempenho nativo de entrada/saída (E/S) do que a implementação FUSE existente:
Para os interessados, abaixo está uma apresentação sobre a passagem do FUSE do Linux Storage / File-System Summit do ano passado.
O Kernel Linux 6.9 promete ser mais um ciclo emocionante do kernel. Embora a janela de fusão comece em março, a versão estável será lançada no meio do ano
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário