O “Vulkan 1.3.278 chega com duas novas extensões promissoras para melhorar a experiência de jogos no Linux e mais”
A versão mais recente do Vulkan, 1.3.278, foi lançada hoje, trazendo não apenas as habituais correções e esclarecimentos de documentação, mas também duas novas e empolgantes extensões Vulkan.
A primeira extensão, VK_EXT_map_memory_placed, é uma colaboração entre Collabora, AMD, NVIDIA, Valve e CodeWeavers, e promete ser um grande avanço para os jogos Linux com Wine / Valve’s Steam Play (Proton). Esta extensão permite que um mapa de memória seja colocado em um endereço virtual específico, uma funcionalidade que foi solicitada pelos desenvolvedores do Wine para melhorar o suporte a aplicativos Windows de 32 bits ao usar drivers Vulkan de 64 bits.
Além disso, a extensão VK_EXT_map_memory_placed também foi criada para suportar a API MoltenVK para Vulkan no Metal da Apple para dispositivos iOS/macOS, tornando-a útil também nesse contexto.
A outra extensão introduzida é a VK_NV_shader_atomic_float16_vector, uma extensão da NVIDIA que permite que os shaders realizem operações atômicas em vetores de 2 e 4 componentes do formato float16. Esta extensão é semelhante à extensão OpenGL GL_NV_shader_atomic_fp16_vector já existente da NVIDIA.
Para mais informações sobre essas novas extensões e outras atualizações, a documentação mais recente do Vulkan está disponível em Vulkan.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário