FERRAMENTAS LINUX: Os novos patches do Linux visam ajudar a melhorar o desempenho e a eficiência energética do Intel Meteor Lake

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Os novos patches do Linux visam ajudar a melhorar o desempenho e a eficiência energética do Intel Meteor Lake


Atenção, entusiastas do Linux e fãs da Intel! 🐧💻

A Intel acaba de publicar novos patches para o kernel Linux que prometem melhorar o desempenho e a eficiência energética dos novos processadores Meteor Lake para laptops no Linux. Esses patches ajustam a Preferência de Desempenho Energético (EPP) dos chips Meteor Lake, um ajuste semelhante ao que já vimos no passado com o driver Intel P-State para gerações anteriores de processadores Intel.

Até agora, a substituição/ajuste do Intel P-State EPP tem se concentrado principalmente no modo padrão de “desempenho balanceado”. No entanto, esses novos patches permitem substituições de EPP específicas do modelo para todas as strings de EPP predefinidas. Além disso, os valores de EPP para Meteor Lake foram atualizados, de modo que o padrão de desempenho balanceado agora é tratado como 115 em vez de 128, e o EPP de “desempenho” é definido como 16 em vez de 0.

Essas mudanças, conforme explicado no patch de substituição do Meteor Lake, têm o potencial de melhorar o desempenho por watt e reduzir a potência para desempenho semelhante ao EPP 0. Isso é particularmente benéfico para dispositivos de formato pequeno, pois um menor consumo de energia resulta em temperaturas mais baixas da CPU e da pele, reduzindo o afogamento térmico e aumentando o desempenho.

Estamos ansiosos para ver a diferença de desempenho que essa mudança trará para os laptops Intel Core Ultra “Meteor Lake”. Com base no momento dos patches, esperamos que eles sejam implementados no próximo ciclo do Linux v6.9. Fique ligado para mais atualizações! 🚀





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário