FERRAMENTAS LINUX: A Intel continua preparando o kernel Linux para o X86S

terça-feira, 12 de março de 2024

A Intel continua preparando o kernel Linux para o X86S

 


Inovação no Linux com a Intel! Há quase um ano, a Intel lançou a especificação X86S (anteriormente conhecida como “X86-S”) com o objetivo de simplificar a arquitetura Intel, eliminando o suporte para os sistemas operacionais de 16 e 32 bits. 

O X86S representa um avanço significativo, pois elimina o modo legado e traz melhorias na paginação de 5 níveis e outras modernizações para x86_64. Com o lançamento do kernel Linux 6.9, mais recursos do X86S estão disponíveis para este esforço contínuo.

As melhorias de inicialização x86 foram enviadas durante a noite para a janela de mesclagem do Linux 6.9. Esta fusão representa um trabalho contínuo para aprimorar o código de inicialização antecipada do x86, tornando-o independente de posição. O objetivo final é permitir que todo o kernel principal seja construído com código independente de posição (-fPIC). Além disso, há melhorias iniciais no console, algumas micro-otimizações e limpezas, e mais recursos do X86S.

O trabalho do X86S no Kernel Linux 6.9 visa acomodar a remoção do modo de compatibilidade no anel 0. 

Portanto, o código “trampoline_start64” precisou ser retrabalhado. Kirill Shutemov, engenheiro da Intel Linux, explicou: “A função trampoline_start64() foi retrabalhada para entrar em modo de compatibilidade apenas quando é necessário alterar o modo de paginação. 

Se a CPU já estiver no modo de paginação desejado, ela continuará em modo longo. Esta mudança permitirá que uma CPU secundária inicialize em uma máquina X86S, desde que a CPU já esteja no modo de paginação correto. 

No futuro, haverá um mecanismo para alternar entre os modos de paginação sem desabilitar a paginação.”

E sim, o que foi anunciado como o X86-S agora é conhecido como X86S. Os desenvolvedores do Intel Linux recentemente se referiram a ele como X86S e, de fato, a especificação original da Intel foi discretamente atualizada em novembro para a v1.1 e com um histórico de revisões, observe que o nome realmente mudou de X86-S para o X86S.

Além do trabalho contínuo do X86S, o Kernel Linux 6.9 também é notável por fundir o Intel FRED como outra revisão que vem com futuros processadores… Potencialmente ao mesmo tempo que o X86S.

Todas as alterações no x86/boot para o Kernel Linux 6.9 são apresentadas nesta solicitação pull.





Fonte 

Atéa próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário