FERRAMENTAS LINUX: A Intel e a AMD aproveitam as atualizações do SoundWire com o Kernel Linux 6.9

sexta-feira, 15 de março de 2024

A Intel e a AMD aproveitam as atualizações do SoundWire com o Kernel Linux 6.9

 

Descobertas empolgantes no mundo do Linux: Atualizações de som no Kernel Linux 6.9

Olá, entusiastas do Linux! Temos algumas notícias empolgantes para compartilhar. Takashi Iwai, o dedicado mantenedor do subsistema de som Linux da SUSE, enviou uma série de atualizações de som e alterações de driver para a janela de mesclagem do kernel Linux 6.9.

O que há de novo? O código de som para Linux 6.9 passou por uma série de limpezas de código e agora oferece suporte para alguns hardwares novos. Isso inclui o Microchip SAM9x7, NXP i.MX95 e Qualcomm WCD939x. Além disso, o Linux 6.9 agora oferece suporte expandido ao codec de áudio Cirrus HD, trazendo melhorias significativas para os usuários.

Mas isso não é tudo! Também foram feitas correções para o mixer de áudio Scarlett2 e melhorias no driver de áudio VirtIO. As atualizações de som Firewire também foram implementadas, juntamente com mais trabalhos no SoundWire para plataformas AMD e Intel.

Falando em AMD, agora há o suporte ao SoundWire para os sistemas que utilizam o AMD Audio Co-Processor (ACP) v6.3 IP. Este é usado pelos SoCs “Phoenix” dos laptops da série Ryzen 7040. Por outro lado, os sistemas Intel estão ganhando suporte ao modo sem DSP para suas plataformas SoundWire.

Para aqueles que não estão familiarizados, o SoundWire é uma interface de 2 pinos definida pelo MIPI. Seu objetivo é ser uma interface unificada para pequenos periféricos de áudio, tornando a vida dos desenvolvedores muito mais fácil.

Quer saber mais? Você pode encontrar todos os detalhes sobre as atualizações do subsistema de som para o Kernel Linux 6.9 nesta solicitação pull. 

Fique ligado para mais atualizações!






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário