Inovação no Linux! Na segunda-feira, uma série de patches de “solicitação de comentários” foi lançada, introduzindo um novo recurso revolucionário para o Linux: as pilhas dinâmicas de kernel.
Os primeiros testes revelaram um potencial impressionante para economizar memória.
Este avanço segue uma proposta da cúpula LSF/MM do ano passado, e foi implementado pelo Google. Na última década, o tamanho padrão da pilha do kernel Linux aumentou de 8K para 16K.
O Google manteve patches de kernel para pilhas de 8K, mas ao longo do tempo, a necessidade de tamanhos de pilha maiores resultou em um maior uso de memória em suas implantações em larga escala.
Para combater o aumento do uso de memória, o Google tem trabalhado em pilhas dinâmicas de kernel, já que muitos threads de kernel podem se encaixar em pilhas de 4K ou 8K.
Os patches RFC em andamento para pilhas dinâmicas de kernel foram levemente testados até agora e permitem escalar de 4K para limites de THREAD_SIZE.
Os engenheiros do Google descobriram que as pilhas dinâmicas do kernel podem economizar, em média, de 70 a 75% da memória da pilha do kernel.
Os primeiros resultados publicados por Pasha Tatashin são muito promissores, embora possam variar dependendo da carga de trabalho, da virtualização e de outros fatores. Tatashin acrescentou: “Algumas cargas de trabalho com milhões de threads podem se beneficiar significativamente com esse recurso”.
Para aqueles interessados neste trabalho inovador para economizar na memória da pilha do kernel, consulte a série de patches RFC.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário