FERRAMENTAS LINUX: Com esperança, o suporte do Nouveau para a HDMI 2.1 não será muito desafiador graças ao firmware da NVIDIA

terça-feira, 5 de março de 2024

Com esperança, o suporte do Nouveau para a HDMI 2.1 não será muito desafiador graças ao firmware da NVIDIA

 


Recentemente, houve notícias sobre o Fórum HDMI rejeitando os planos de suporte ao driver HDMI 2.1 de código aberto da AMD, o que gerou frustração. 

No entanto, o driver NVIDIA “Nouveau” de código aberto não enfrentará tantos desafios ao ativar a funcionalidade HDMI 2.1. Isso ocorre porque grande parte do manuseio da tela é deixada para os binários de firmware da NVIDIA (código fechado).

Karol Herbst, um desenvolvedor da Red Hat e colaborador de longa data do Nouveau, compartilhou suas reflexões no Mastodon após as notícias sobre o AMD HDMI 2.1: 

"Mesmo que a AMD não possa adicionar o suporte para o HDMI 2.1, o Nouveau certamente o fará. Afinal, o driver de código aberto da Nvidia também suporta HDMI 2.1. Portanto, não há razão para acreditar que pelo menos alguns drivers não possam oferecer suporte ao HDMI 2.1.

Embora seja um retrocesso, a abordagem de ter toda a lógica dentro do firmware (como a Nvidia faz) provavelmente nos ajudará a implementar o suporte para HDMI 2.1 🙃."

O driver de kernel de código aberto da NVIDIA, distribuído fora da árvore como parte de seu pacote de driver de kernel Linux, implementa a funcionalidade HDMI 2.1 por meio dos blobs de firmware GSP. No futuro, o driver Nouveau também poderá seguir uma abordagem semelhante. No entanto, a integração do recurso Nouveau ainda não ocorreu para a funcionalidade HDMI 2.1. Por outro lado, a AMD programa a funcionalidade de exibição HDMI 2.1 por meio do driver do kernel AMDGPU, em vez de implementá-la no firmware. A abordagem atual da AMD é mais favorável aos apoiadores de código aberto, em vez de depender de funcionalidades em blobs binários.

Veremos no futuro se a AMD optará por mover sua lógica HDMI para o firmware, a fim de oferecer suporte ao HDMI 2.1 em seu driver de código aberto. No entanto, dado o trabalho envolvido na mudança de muito código para o firmware, é improvável que a AMD faça isso para o hardware da geração atual, pois isso não beneficiaria a sua maior base de clientes do Windows.






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário