Apresentamos o digiKam 8.3, uma aplicação avançada, gratuita e multiplataforma para gerenciamento de fotos digitais.
Esta nova versão traz uma série de novos recursos e correções de bugs.
Um dos destaques do digiKam 8.3 é a nova ferramenta que marca automaticamente as imagens usando um motor de rede neural de aprendizado profundo. Esta ferramenta é capaz de reconhecer várias categorias de objetos, cenas e eventos em fotos digitais, como animais, plantas, veículos, praias, cidades, montanhas, etc.
Além disso, a nova versão adiciona uma ferramenta que aplica metadados de uma imagem ou arquivo JSON às suas fotos digitais. Também há uma nova página de configurações para personalizar os parâmetros de geolocalização.
A visualização de vídeo e o slideshow foram reformulados para serem renderizados com Qt6::Multimedia e Qt5::QtAVPlayer (compatível com FFmpeg 5 e posterior).
Além disso, foram adicionadas configurações genéricas de proxy de rede.
O digiKam 8.3 também removeu o código do framework QtAV mais antigo e não mantid1.
A versão universal binária do AppImage foi atualizada para usar o Qt 5.15.12 LTS e os frameworks do KDE Frameworks 5.115.
A biblioteca LibRaw, que o digiKam usa para ler arquivos raw de câmeras digitais, foi atualizada para o snapshot 2024-02-02. Além disso, o novo lançamento do digiKam adiciona suporte para a API de reconhecimento de imagem Imagga e AI de visão computacional.
Vários bugs foram corrigidos nesta versão para melhorar várias funcionalidades do aplicativo. Você pode estudar o changelog aqui para mais detalhes.
Você pode baixar o digiKam 8.3 aqui como um AppImage que você pode executar em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada no seu computador.
Se você decidir experimentar o digiKam 8.3, viste o site, adoraríamos ouvir sobre sua experiência.
Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário