Embora o Kernel Linux 6.8 já apresente alguns recursos de suporte para a CPU Zen 5, o trabalho para aprimorar o suporte do Linux aos futuros processadores AMD ainda está em progresso.
Hoje pela manhã, foram enviados os primeiros patches relacionados ao monitoramento de desempenho do AMD Zen 5 e eventos para o subsistema de desempenho.
A AMD disponibilizou diversos arquivos JSON necessários para os eventos PMU, que abrangem várias métricas de monitoramento de desempenho. Essas métricas são então acessíveis através das ferramentas de desempenho do Linux. Ao analisar esses eventos e as métricas/mapeamentos do núcleo Zen 5, eles parecem ser bastante similares aos processadores Zen 4. Manual do contador de monitoramento de desempenho AMD Zen 5
Esses patches foram disponibilizados após a AMD ter publicado, na semana passada, a documentação do contador de monitoramento de desempenho para os processadores AMD Family 1Ah Modelo 00h a 0Fh, que correspondem ao Zen 5.
As novas adições de desempenho do Zen 5 já estão disponíveis para revisão na lista de discussão do kernel. Como se tratam apenas de adições JSON e não há risco de regressão do suporte de hardware existente, vamos aguardar para ver se esses patches serão incluídos no próximo ciclo do kernel Linux v6.9.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário