O sistema de arquivos EROFS somente leitura, popularmente conhecido por sua eficiência e desempenho, fez uma mudança significativa com a adição de recursos no Kernel Linux 6.9.
O suporte FSDAX, anteriormente considerado experimental, agora é tratado como estável.
FSDAX, o modo de acesso direto ao sistema de arquivos, permite que qualquer software que execute mmap() em um arquivo obtenha acesso direto ao armazenamento. Este recurso tem sido de grande interesse, especialmente no armazenamento de memória persistente NVDIMM.
No caso do EROFS, o suporte FSDAX é usado para compartilhamento de memória entre hosts e convidados, tornando-o um favorito no espaço de contêineres.
Outros sistemas de arquivos, como EXT4 e XFS, já consideram seu suporte FSDAX como estável. Agora, o EROFS segue o mesmo caminho, graças ao trabalho de Gao Xiang do Alibaba.
A promoção do FSDAX do EROFS para estável foi implementada como parte das correções mescladas ao Linux Git durante a noite, logo antes do lançamento do Linux 6.9-rc2. Esta atualização marca um passo importante para o EROFS, aumentando sua versatilidade e confiabilidade para os usuários.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário