O Kernel Linux 6.9 está trazendo uma atualização empolgante para os usuários de monitores 4K - suporte para fontes de console maiores!
Com as recentes alterações no subsistema do dispositivo frame-buffer “FBDEV”, o Linux 6.9 agora suporta fontes de console maiores, proporcionando uma experiência de usuário aprimorada em exibições de ~4K.
O que há de novo?
Anteriormente, o tamanho da fonte era limitado a uma largura/altura de 32 pixels. No entanto, com a atualização para o Linux 6.9, agora é permitida uma largura máxima de fonte do console VT de 64 e uma altura máxima de 128 pixels.
Quem está por trás dessa mudança?
Samuel Thibault tomou a iniciativa de aumentar o tamanho máximo da fonte do console VT para 64 x 128. Ele explicou no patch que, ao usar bitmaps, podemos suportar qualquer tamanho que desejarmos. No entanto, como o console atualmente limita as fontes a 64x128 (o que fornece texto de 60x16 em telas de 4k), não precisamos de mais por enquanto e podemos aumentá-las facilmente mais tarde.
Quem se beneficiará com isso?
Essa mudança será bem-vinda para aqueles que usam um console de buffer de quadros nos monitores de alta resolução atuais. Além disso, várias correções do FBDEV fazem parte dessa solicitação pull para o Kernel Linux 6.9.
Espero que este post tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida ou comentário, sinta-se à vontade para deixá-los abaixo. E não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos que também podem estar interessados em saber mais sobre as atualizações do Kernel Linux 6.9!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário