FERRAMENTAS LINUX: O CXL para o Kernel Linux 6.9 adiciona a injeção de erros e enumeração de desempenho de memória nativa

domingo, 17 de março de 2024

O CXL para o Kernel Linux 6.9 adiciona a injeção de erros e enumeração de desempenho de memória nativa

 


Intel lidera o desenvolvimento do subsistema Compute Express Link (CXL) para o kernel Linux.

A Intel continua a liderar o desenvolvimento do subsistema Compute Express Link (CXL) para o kernel Linux, com algumas contribuições de recursos da AMD no ciclo Linux 6.9.

As atualizações do subsistema CXL para o Linux 6.9 incluem a enumeração de desempenho de memória CXL nativa, a injeção de erros CXL via ACPI EINJ, a limpeza da integração DOE/CDAT, além de outras limpezas e correções.

Dan Williams, da Intel, detalhou as mudanças do CXL neste ciclo: "Como mencionei no pull v6.8, o CXL possui mecanismos para enumerar as características de desempenho dos dispositivos de memória. Esses mecanismos permitem que o Linux construa equivalentes dinâmicos às tabelas ACPI SRAT, SLIT e HMAT em tempo de execução. Isso é necessário porque a ACPI estática não pode representar configurações CXL dinâmicas. Portanto, com base no trabalho da v6.8 para adicionar a enumeração de ‘Qualidade de serviço’, esta atualização analisa as ‘coordenadas de acesso’ do CXL em todos os mesmos lugares onde o ACPI HMAT alimenta dados semelhantes.

Outra atualização de recurso neste ciclo é a compatibilidade com a injeção de erros CXL por meio do módulo ACPI EINJ. Esse recurso permite a injeção de erros de protocolo de barramento, desde que o usuário conheça os valores do endereço mágico a serem inseridos na interface. Para tornar isso mais fácil de usar, novos atributos de injeção de erro foram adicionados ao debugfs CXL. Essa interface injeta os erros relativos a um objeto CXL em vez de exigir que as ferramentas do usuário saibam como pesquisar e injetar endereços RCRB na interface EINJ debugfs bruta.

Este ciclo também apresenta a coleção habitual de diversas limpezas."

Para mais detalhes, consulte o pull do CXL para o Kernel Linux 6.9.






Fonte 

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário