FERRAMENTAS LINUX: O DM VDO "Virtual Data Optimizer" foi mesclado para o Kernel Linux 6.9

quinta-feira, 14 de março de 2024

O DM VDO "Virtual Data Optimizer" foi mesclado para o Kernel Linux 6.9

No início deste mês, um artigo destacou que o DeviceMapper Virtual Data Optimizer (VDO) estava se preparando para ser incorporado ao mainstream. 

Ontem, Linus Torvalds confirmou com sucesso a integração deste recurso inovador ao Kernel Linux 6.9.

O DM VDO oferece uma série de recursos, incluindo desduplicação em tempo real, compactação, eliminação de blocos zero e provisionamento dinâmico. Este recurso já alcançou o nível de produção e tem sido utilizado há anos fora do kernel principal do Linux. O desenvolvimento do DM VDO começou na Permabit há mais de dez anos e foi aberto ao público sete anos atrás, após a aquisição da Permabit pela Red Hat. Após uma longa espera, o DM VDO finalmente foi incorporado ao mainstream!

A
fusão do Git
de ontem do DM VDO fornece mais detalhes: Introduz o destino DM VDO que oferece desduplicação, compactação e provisionamento dinâmico em nível de bloco. … O destino DM VDO gerencia sua simultaneidade fixando um IO e os estágios subsequentes de manipulação desse IO em uma thread VDO específica. 

Este aspecto do VDO é “único”, mas sua implementação geral está fortemente ligada ao seu modelo de threading praticamente sem bloqueio. Portanto, o VDO não é facilmente adaptável para usar bloqueios mais refinados e tradicionais e filas de trabalho do Linux. … 

O alvo DM VDO tem sido usado na produção há muitos anos, mas passou por mudanças significativas nos últimos 6 anos para prepará-lo para inclusão upstream. O código ainda é extenso, mas está isolado em drivers/md/dm-vdo/ e tornou-se consideravelmente mais acessível e fácil de manter.

Enquanto isso, as ferramentas de espaço do usuário DM VDO estão disponíveis no GitHub. Será fascinante observar se haverá um aumento na adoção do DM VDO agora que este recurso importante finalmente foi incorporado ao mainstream.






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário