FERRAMENTAS LINUX: O Driver AMDGPU Linux não permite mais que você tenha controle ilimitado para reduzir o seu limite de energia

terça-feira, 5 de março de 2024

O Driver AMDGPU Linux não permite mais que você tenha controle ilimitado para reduzir o seu limite de energia

 


AMDGPU Linux: Limites de Energia e a Controvérsia do Kernel Linux 6.7

Até o lançamento recente do kernel Linux 6.7, os usuários do driver AMDGPU tinham uma liberdade quase ilimitada para ajustar o consumo de energia de suas placas gráficas. Era como se eles tivessem as rédeas nas mãos, podendo reduzir o limite de energia conforme desejado. 

Mas, como dizem, “com grande poder vem grande responsabilidade”.

Acontece que, com o Kerrnel Linux 6.7, a festa acabou. A AMD decidiu impor um limite inferior de consumo de energia, definido pelo BIOS da placa gráfica específica. Antes disso, o driver AMDGPU sempre honrava o limite máximo de energia programado no vBIOS, mas não aplicava o limite inferior. 

Agora, o plano é respeitar essa faixa de limite de energia, alinhando-se ao comportamento do driver AMD Radeon no Windows.

Desde o lançamento do kernel Linux 6.7, surgiram reclamações de usuários e relatos de regressões no driver AMDGPU. Parece que o driver não está mais respeitando os limites de energia inferiores que costumavam ser permitidos. Isso significa que, em alguns casos, as GPUs estão operando abaixo dos limites mínimos estabelecidos pelos fabricantes de placas gráficas. 

A AMD e os mantenedores do subsistema Linux Direct Rendering Manager afirmam que esse é o comportamento pretendido para evitar riscos de danos ao hardware. 

Embora a maioria dos problemas esteja associada a limites superiores de potência, limitar excessivamente a potência da GPU também pode resultar em comportamento indefinido ou outros problemas difíceis de diagnosticar .




Fonte 

Até a próxiam !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário