FERRAMENTAS LINUX: O GCC Compiler Avança com suporte para as APUs AMD RDNA3 (GFX1103)

sábado, 23 de março de 2024

O GCC Compiler Avança com suporte para as APUs AMD RDNA3 (GFX1103)



O Compilador GCC adicionou o suporte para o descarregamento de dispositivos com as APUs AMD RDNA3 (GFX1103). 

Embora o AOMP seja mais conhecido para descarregamento de dispositivos OpenMP baseado no compilador LLVM/Clang, o back-end AMDGCN dentro da GNU Compiler Collection (GCC) também está sendo desenvolvido para os recursos de descarregamento de dispositivos OpenMP para a GPUs Radeon. 

A próxima versão estável do GCC 14.1 trará suporte para o GFX1103, encontrado nas APUs AMD com os gráficos integrados RDNA3.

Andrew Stubbs, da Bay Libre, que tem trabalhado no suporte RDNA2 e RDNA3 para descarregamento do GCC, integrou hoje o suporte ao GCC Git para lidar com GFX1103, o IP gráfico encontrado nos SoCs AMD RDNA3 “Phoenix”.

Notebook Framework 16 com APU AMD

No commit que adiciona suporte ao GFX1103, Stubbs escreveu: “Adicionado suporte para os dispositivos gráficos integrados gfx1103 RDNA3 APU. 

A documentação do ROCm avisa que eles podem não ser suportados, mas parece funcionar pelo menos parcialmente.”

Embora o suporte do GCC AMDGCN não esteja tão maduro quanto o back-end LLVM AMDGPU e o suporte encontrado no compilador AOMP oficialmente suportado pela AMD, os desenvolvedores do Bay Libre e outros estão fazendo um excelente trabalho para aprimorar este suporte de dispositivo GCC. 

Mantenha-se atualizado conosco para mais novidades sobre o GCC e o suporte para as APUs AMD RDNA3.










Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário