O GNUnet 0.21 acaba de ser lançado como uma atualização significativa para este projeto GNU, que constrói uma pilha de rede para aplicativos distribuídos, seguros, descentralizados e que preservam a privacidade.
O GNUnet continua sua luta pela “Internet GNU” e, com a versão v0.21, introduziu uma nova camada de transporte e está trabalhando para resolver deficiências de design anteriores.
Essa atualização é especialmente relevante para o software de rede ponto a ponto descentralizado. O anúncio de lançamento do GNU para a nova versão destaca:
- Camada de Transporte Nova: Essa versão marca um marco notável, pois inclui uma camada de transporte completamente nova. Essa mudança estabelece as bases para corrigir problemas importantes de design e pode até mesmo aliviar várias questões de conectividade observadas em versões anteriores. Além disso, essa atualização descontinua nosso ambiente de testes e o subsistema ATS.
- Incompatibilidade de Protocolo: A versão 0.21.0 é uma nova versão principal e não é compatível com o protocolo das versões 0.20.x. Portanto, é importante estar ciente de que o Git master é agora (e tem sido por um tempo) INCOMPATÍVEL com a rede GNUnet 0.20.x. Interagir entre pares antigos e novos resultará em problemas.
- Usabilidade e Privacidade: Apesar das melhorias, ainda existem questões conhecidas de usabilidade e privacidade, especialmente para usuários móveis. Além disso, a rede nascente é pequena e improvável de fornecer um bom anonimato ou grandes quantidades de informações interessantes. Portanto, a versão 0.21.0 é mais adequada para primeiros usuários com alguma tolerância à dor.
A entrada NEWS no software destaca algumas das mudanças específicas na versão 0.21.0:
- API PEERSTORE reformulada: A API PEERSTORE passou por uma revisão significativa.
- Sinalizador de Registro para Manutenção: Foi adicionado um sinalizador de registro para registros de manutenção.
- Garantia de Geração de Características com Prefixos Específicos: Agora, as características podem ser geradas com prefixos específicos.
Para saber mais detalhes sobre essas mudanças e explorar a nova versão, confira o anúncio oficial do GNU ou visite GNU.net.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário