A distribuição Serpent OS Linux, criada por Ikey Doherty, continua a evoluir e traz novidades empolgantes. No último mês, houve avanços significativos no empacotamento de componentes do desktop GNOME 45, bem como no suporte a sistemas sem estado com systemd e outras melhorias.
Aqui estão os destaques das últimas conquistas dessa distribuição Linux original:
Boulder: A Ferramenta de Construção de Pacotes
O Serpent OS está prestes a lançar a versão mais recente de sua ferramenta de construção de pacotes, chamada Boulder. Essa nova versão recebeu um “tratamento Rust” e compartilha sua base de código com a ferramenta Moss do Serpent.
O Boulder utiliza a chamada de sistema clone para executar partes de si mesmo sob user namespaces, eliminando uma antiga complicação de implantação.
Além disso, ele oferece recursos adicionais, como pontos de interrupção em receitas de empacotamento.
Gatilhos Integrados no Moss
Após discussões, o Moss agora suporta gatilhos. Essas ações são executadas em diferentes estágios das operações de gerenciamento de pacotes para finalizar ou “assar” estados com base nos componentes unificados da instalação.
Os gatilhos são definidos em arquivos YAML fáceis de escrever, localizados em /usr/share/moss/triggers/sys.d ou /usr/share/moss/triggers/tx.d.
Embora ainda não haja suporte para cache, eles são rápidos e executados no contexto certo, dentro de um namespace ou contêiner.
Suporte a Sistemas Sem Estado
O Serpent OS continua sua busca pela filosofia de sistemas sem estado. Como parte dessa abordagem, os pacotes só podem conter arquivos em /usr.
Para facilitar a gestão de usuários, o projeto agora utiliza registros systemd userdb para fornecer contas de usuário e grupos padrão com UIDs e GIDs fixos.
Empacotamento do GNOME 45
O Serpent OS empacotou “a maioria das partes básicas” do GNOME 45, oferecendo uma experiência completa do ambiente de desktop.
Atualizações de Pacotes
As atualizações incluem LLVM 17.4, Rust 1.78, GCC 13.2, GNU Binutils 2.42 e Glibc 2.39.
Próximos Passos
O Serpent OS planeja lançar imagens “pré-alfa” para testes públicos em breve.
Para saber mais sobre essas atualizações e explorar o mundo do Serpent OS, visite o blog oficial.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário