ARM64 no Linux 6.9: Novos recursos e otimizações
Olá, entusiastas da tecnologia! Temos uma notícia empolgante para compartilhar. O kernel Linux 6.9 trouxe uma série de atualizações de recursos para a arquitetura ARM64 (AArch64), incluindo suporte para novos SoCs e hardware de plataforma. Mas há mais!
Um dos destaques é o suporte à linguagem de programação Rust no kernel Linux ARM64. Seguindo os passos das arquiteturas de kernel x86/x86_64 e LoongArch Linux, o kernel Linux ARM64 agora é capaz de suportar o desenvolvimento de código do kernel em Rust em hardware ARM de 64 bits.
Além disso, o código ARM64 no Kernel Linux 6.9 reorganizou o espaço de endereço virtual e agora suporta um intervalo de endereços VA/PA LPA2 de 52 bits usando páginas de 4 KB e 16 KB. Outra atualização notável é o suporte à extensão 2023 dpISA, que traz uma série de novos recursos de ponto flutuante para a arquitetura ARM.
Com o 2023 dpISA, os recursos de hardware (hwcaps) agora estão expostos para verificação no espaço do usuário, incluindo muitos novos formatos de ponto flutuante de 8 bits.
Para mais detalhes sobre todas as alterações do ARM64 incorporadas ao Kernel Linux 6.9, confira a solicitação pull.
Fique ligado para mais atualizações sobre o mundo do Linux!
At[e a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário