FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu 24.04 LTS está para suportar as instalações com as unidades NVMe-Over-TCP

segunda-feira, 11 de março de 2024

O Ubuntu 24.04 LTS está para suportar as instalações com as unidades NVMe-Over-TCP

 

O Ubuntu 24.04 LTS, que será lançado no próximo mês, trará um suporte inicial em seu instalador de servidor para gerenciar configurações de sistema de arquivos raiz em cenários NVMe sobre TCP para as unidades remotas.

Os engenheiros da Canonical têm se dedicado nos últimos meses ao suporte do instalador do Ubuntu para NVMe-over-TCP, uma extensão do protocolo NVMe sobre redes TCP/IP usando Ethernet padrão. O NVMe/TCP pode possibilitar a criação de grandes agrupamentos de armazenamento NVMe desagregados e muito mais para uso em data centers.  Nas unidades NVMe com o Ubuntu 24.04 LTS, haverá um suporte inicial para ter o sistema de arquivos raiz em uma unidade remota via NVMe/TCP, enquanto /boot e /boot/efi precisarão ser hospedados no armazenamento local.

Todo o código já foi mesclado, com exceção da concessão de congelamento de recursos na semana passada para permitir a adição tardia de recursos. “Estamos no início e sei que o recurso já está praticamente lançado. Também estou bastante confiante na história de testes de subiquidade. Vamos mesclar isso nas imagens o mais rápido possível. FFe aprovado.”

Essa exceção de congelamento de recurso resume o trabalho deste novo recurso como: "* A Subiquity oferecerá a instalação do Ubuntu com o rootfs (ou outro ponto de montagem essencial como /usr) em um dispositivo de bloco remoto - desde que /boot (e /boot/efi se necessário) estejam localizados em uma unidade local.

Curtin irá implantar um script de gancho initramfs e um script de inicialização que irá:

ativar a rede no início do estágio de inicialização (observe que apenas configurações de rede triviais serão suportadas)

conectar-se às unidades NVMe remotas

No momento da inicialização, a rede deverá ser automaticamente ativada, a conexão com as unidades NVMe será estabelecida e os rootfs deverão ser montados automaticamente.

O suporte para o NVMe/TCP ainda está marcado como experimental no curtin.

Impacto esperado

Para a versão 24.04, a capacidade de descobrir dispositivos de bloco remoto usando o NVMe/TCP está fora do escopo do Subiquity. Portanto, a capacidade de instalar em unidades NVMe/TCP é um recurso invisível para 99% de nossos usuários. Uma maneira de tornar o recurso visível (desde que as unidades NVMe/TCP estejam acessíveis na rede) é executar comandos nvme connect ou nvme connect-all específicos usando o pacote nvme-cli. Isso pode ser feito usando comandos iniciais de instalação automática ou gerando um shell de depuração no Subiquity.

O trabalho NVMe/TCP em Subiquity também é um trabalho em andamento e é anunciado como experimental em Curtin. Se uma regressão for introduzida ao adicionar a capacidade de instalação com / em uma unidade remota, os usuários ainda poderão brincar com o comportamento antigo alterando / para /home."

O Ubuntu 24.04 LTS será lançado no final de abril com este e muitos outros novos recursos como a mais nova versão de suporte de longo prazo da Canonical.






Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário