Descubra como o SDL 3.0 está mantendo o Wayland como padrão, apesar das discussões em andamento sobre o suporte do ecossistema Wayland.
O SDL 3.0, uma biblioteca de abstração de hardware/software amplamente utilizada por jogos multiplataforma, decidiu manter o Wayland como padrão, pelo menos por enquanto. Esta decisão vem após vários dias de discussões intensas sobre se o SDL 3.0 deveria reverter sua preferência pelo Wayland em vez do X11, devido a algumas preocupações sobre o suporte do ecossistema Wayland.
Joshua Ashton, membro da equipe gráfica Linux da Valve, propôs reverter a preferência do Wayland em vez do X11 para o SDL 3.0. Esta proposta foi motivada por alguns casos de desempenho conhecidos e a necessidade de resolver problemas pertinentes aos jogadores que ainda estão sendo resolvidos no upstream e aguardando adoção pelos compositores Wayland.
Sam Lantinga, também da Valve e mantenedor do SDL, comentou sobre o assunto, agradecendo a todos pelo feedback e destacando que a equipe do Wayland está ciente dos problemas e trabalhando para resolvê-los. Ele afirmou que o Wayland continuará sendo o padrão por enquanto, para facilitar o teste e o feedback dos usuários. Esta decisão será reavaliada à medida que se aproxima o lançamento completo do SDL 3.0.
Portanto, à medida que nos aproximamos da versão estável do SDL 3.0, veremos se o suporte geral do Wayland para o desktop Linux está em boa forma ou se esta próxima versão do Simple DirectMedia Layer continuará preferindo a rota X11 (XWayland). Vale lembrar que o SDL 3.0 é uma atualização significativa em geral, trazendo muitas APIs novas para desenvolvedores de jogos e outros usuários desta camada de abstração.
Chamada para ação: Quer saber mais sobre o futuro do SDL 3.0 e o suporte ao Wayland? Fique atento para mais atualizações.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário