FERRAMENTAS LINUX: Suporte Shadow Stack para o x32 no Kernel Linux 6.10: Uma Nova Era para a Segurança de Processadores Intel

terça-feira, 26 de março de 2024

Suporte Shadow Stack para o x32 no Kernel Linux 6.10: Uma Nova Era para a Segurança de Processadores Intel

 


Prepare-se para uma atualização revolucionária! O Linux está trazendo o suporte Shadow Stack para o x32. 

Inicialmente incorporado no Kernel Linux 6.6 como parte da Control-flow Enforcement Technology (CET) da Intel, o suporte Shadow Stack é um esforço de anos que oferece uma defesa robusta contra ataques ROP para as novas gerações de processadores Intel. Agora, no Linux 6.10, esse suporte está sendo estendido para o x32.

A ABI x32, embora não seja totalmente comum, ainda existe. Esta ABI do Linux combina os benefícios do x86_64, mantendo a dependência de ponteiros de 32 bits. 

Isso permite que o x32 utilize o conjunto aumentado de registros do x86_64, melhorias de ponto flutuante e muito mais, enquanto ainda limita a memória por processo a 4 GB.


Embora a ABI x32 tenha sido uma grande promessa há uma década, hoje em dia é raro ouvir muito sobre ela, com a maioria dos usuários optando pelo x86_64. 

No entanto, para surpresa de muitos, o suporte Shadow Stack para o x32 está agora em vista.

Atualmente enfileirado em TIP.git na ramificação “x86/shstk”, o suporte de pilha de sombra para x32 foi testado com sucesso em um sistema Intel Tiger Lake pelo engenheiro da Intel, HJ Lu. 

Com a inclusão no branch TIP, é provável que seja enviado para o ciclo do kernel Linux 6.10 neste verão. 

É surpreendente, mas emocionante, ver a Intel fazendo melhorias no suporte ao Kernel Linux x32 em 2024.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário