FERRAMENTAS LINUX: Aceleração de Criptografia AES-XTS: O Kernel Linux 6.10 Traz Melhorias Significativas para as CPUs AMD e Intel

terça-feira, 9 de abril de 2024

Aceleração de Criptografia AES-XTS: O Kernel Linux 6.10 Traz Melhorias Significativas para as CPUs AMD e Intel

 


Se você utiliza criptografia AES-XTS para proteger seus discos e arquivos em CPUs x86_64, prepare-se para algumas melhorias empolgantes no próximo ciclo do kernel Linux 6.10.

Especialmente se você estiver usando processadores AMD e Intel recentes, as melhorias podem ser significativas. Com os processadores AMD Zen 4, os benefícios podem ser até 155% mais rápidos, enquanto os processadores de servidor Intel Ice Lake e Sapphire Rapids podem desfrutar de um AES-XTS-256 127~151% mais rápido.

Eric Biggers, do Google, tem trabalhado em novas implementações de AES-XTS para processadores AMD e Intel x86_64 mais recentes. As novas implementações são mais impactantes para CPUs com instruções Vector AES (VAES) encontradas no Intel Icelake e mais recente ou AMD Zen 3 e mais recente.

As maiores melhorias de desempenho do AES-XTS são para aquelas CPUs com suporte AVX-512. Mesmo para processadores habilitados para AVX-512, o novo código criptográfico evita o uso do registro ZMM em certas CPUs Intel (como Ice Lake) para evitar o downclock da frequência da CPU.

O maior vencedor deste trabalho de desempenho AES-XTS é o AMD Zen 4, considerando o suporte AVX-512, não afetado por qualquer downclocking como nas CPUs Intel mais antigas. Os testes de Eric Biggers mostram que o AMD Zen 4 obteve uma melhoria de 155% para mensagens de 4.096 bytes com AES-256-XTS ou 117% com mensagens de 512 bytes.

Essas novas implementações x86_64 AES-XTS foram enfileiradas na semana passada no branch cryptodev Git, tornando-as materiais para a próxima janela de mesclagem do kernel Linux 6.10, que começa em meados de maio.

Esta é uma ótima notícia para o desempenho de criptografia de arquivos e discos AES-XTS em CPUs AMD/Intel mais recentes. O Linux 6.9 só será lançado tão estável por mais um mês, mas muitos trabalhos interessantes já estão começando a aparecer para o Linux 6.10, que chegará aos sistemas quando entrarmos na segunda metade do ano.





Fonte 

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário