Neste fim de semana, a AMD fez um avanço significativo ao enviar uma série de novos arquivos de firmware AMDGPU para o repositório linux-firmware.git.
Este repositório serve como a base para todos os arquivos binários de firmware/microcódigo usados pelos drivers do kernel Linux. Este grande lote de novos arquivos de firmware AMDGPU é provavelmente para a próxima atualização RDNA 3.5 / “RDNA3” / RDNA3 +, que parece ser a próxima geração de gráficos RDNA3 para os futuros SoCs AMD Ryzen.
Os novos arquivos de firmware foram enviados para a árvore upstream linux-firmware.git para os blocos IP GC 11.5, PSP 14.0.0, SDMA 6.1.0, UMSCH 4.0.0, VCN 4.0.5, VPE 6.1.0 e DMCUB 3.5. Esses blocos IP individuais foram integrados ao driver de código aberto do kernel AMDGPU Linux nos últimos meses.
Embora os blocos de propriedade intelectual de gráficos da AMD tenham versões independentes e possam ser reutilizados por diferentes produtos, a simultaneidade desses envios de firmware sugere que essas versões provavelmente estão vinculadas ao(s) mesmo(s) produto(s) futuro(s). Com o GC 11.5 (GFX11.5) fazendo parte do novo lote de arquivos de firmware, essa atualização de firmware é provavelmente toda para as partes de atualização RDNA3+/RDNA 3.5.
Historicamente, a AMD não publicou seus arquivos de firmware gráfico AMD até o dia do lançamento ou, às vezes, um pouco antes do lançamento. No entanto, isso tem melhorado recentemente, pois esses arquivos de firmware são necessários para permitir que o driver gráfico de código aberto funcione corretamente. Portanto, ver esses arquivos de firmware GFX11.5/presumivelmente-RDNA3+ sendo publicados agora é um sinal positivo.
Junto com os arquivos binários linux-firmware.git mais recentes, o Linux 6.9+ e o Mesa 24.1+ estão presumivelmente em boa forma para gráficos RDNA3+, mas veremos uma vez que teremos hardware para testes e benchmarking do Linux.
Os novos arquivos de firmware AMDGPU podem ser encontrados em linux-firmware.git.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário