Aguardada com grande expectativa, a biblioteca multimídia FFmpeg 7.0 foi finalmente lançada!
O FFmpeg 7.0 traz principalmente o novo decodificador VVC nativo, que atualmente é experimental, para suportar a codificação de vídeo versátil. Além disso, apresenta a ferramenta CLI FFmpeg multithread.
A implementação do suporte CLI multithreading no FFmpeg representa a maior refatoração de código em muitos anos e tem sido um grande empreendimento para o projeto. Isso é uma ótima notícia, considerando a crescente contagem de núcleos dos processadores x86_64 e AArch64.
O FFmpeg 7.0 também traz um demuxer de DVD-Video, o suporte inicial para o AOMedia IAMF para os modelos e formatos de áudio imersivos, um renderizador Vulkan para ffplay e muitas outras mudanças.
O FFmpeg 7.0 é um grande lançamento, com o log de alterações oficial destacando várias novidades, incluindo a necessidade de um compilador compatível com C11 (que será alterado para C17 em um futuro próximo), a mudança do método de controle de taxa de bits padrão de VBR para o CQP para codificadores QSV, a remoção de opções obsoletas da CLI do ffmpeg, entre outros.
O FFmpeg 7.0 pode ser baixado em FFmpeg.org.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário