Se você está lutando para usar a renderização 2D acelerada GLAMOR do servidor X.Org em GPUs legadas ou obsoletas, temos boas notícias para você!
Agora, existe uma solução alternativa que permite a renderização de software funcionar mesmo quando o hardware está danificado.
Anteriormente, o GLAMOR gerava um erro fatal quando ocorria uma falha na vinculação do GLSL. No entanto, uma mudança recentemente mesclada agora permite a transição para a renderização de software com o GLAMOR.
O colaborador independente Balló György passou o último semestre trabalhando nesta mudança, permitindo o uso do GLAMOR por meio de renderização de software em sistemas antigos com recursos de hardware limitados. Isso pode beneficiar sistemas com gráficos muito antigos, como a era do chipset Intel i915 ou usando o driver ATI R300.
Agora, para processadores/drivers gráficos antigos que não conseguem lidar corretamente com o GLAMOR, o código GLAMOR do X.Org Server permitirá a transição para a renderização de software em vez de apenas gerar um erro fatal. György comentou sobre o desempenho ao usar este patch em hardware antigo: “Eu adoraria vê-lo mesclado, pois permite que o Glamour seja usado com o driver i915 Mesa e possivelmente em outro hardware legado com o suporte limitado a shaders. O desempenho é semelhante ao driver Intel DDX e não tive nenhum problema.”
Outro usuário também interveio durante a revisão do código: “Testei na mesa 23.3.5 e rodei na mesa 24 por um bom tempo, sem problemas com o i915 Gallium e um glamour rápido. No i915 Gallium GL 2.1 novamente está disponível. Sem esse patch o glamour ainda não está ativado neste motorista!!”
Ontem, o código foi finalmente mesclado com o comentário do desenvolvedor X.Org Matt Turner: “Acho que vamos mesclá-lo e ver o que acontece”. Junte-se a nós nesta emocionante jornada para revolucionar a renderização de software com o GLAMOR!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário