Seguindo os passos da Amazon AWS e Microsoft Azure, o Google Cloud anunciou hoje a chegada dos processadores Google Axion, suas primeiras CPUs baseadas em Arm projetadas especificamente para data centers.
Previsto para estar disponível para clientes do Google Cloud no final de 2024, o Axion promete revolucionar a forma como os data centers operam.
Até agora, o Google Cloud confiava nos processadores Ampere Altra para suas necessidades de Arm. No entanto, com o lançamento do Axion, o Google está se juntando à tendência de hiperescaladores que produzem seus próprios processadores Arm para servidores. Graças à sua experiência interna em silício, adquirida através do trabalho em vários SoCs e VCUs para smartphones, o Google foi capaz de construir os processadores Axion iniciais sobre um design Arm Neoverse V2.
Os processadores Axion estarão disponíveis em formato de visualização para clientes do Google Cloud nos próximos meses. Embora o anúncio de hoje seja escasso em termos de benchmarks ou detalhes técnicos firmes, os interessados podem encontrar mais informações no blog do Google Cloud. Assim que as instâncias de VM do Axion estiverem disponíveis no Google Cloud, serão realizados benchmarks para avaliar seu desempenho.
Com o Google entrando no jogo de CPUs Arm internas, isso coloca mais pressão na Ampere Computing. Presumivelmente, o Google contará com o Axion para todos os seus futuros tipos de instâncias Arm, deixando a Oracle Cloud como o último grande provedor de nuvem a usar processadores Ampere. A Oracle anunciou que as VMs AmpereOne chegariam no final do ano passado, mas ainda estamos esperando para ver a disponibilidade do AmpereOne no Oracle Cloud.
Fique ligado para mais atualizações sobre o emocionante lançamento dos processadores Google Axion e o impacto que eles terão no mundo dos data centers.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário