A versão mais recente do Linux, a 6.9, traz uma mudança significativa que certamente chamará a atenção dos entusiastas do Linux: as compilações do kernel s390 agora podem ser realizadas usando a pilha completa do compilador LLVM.
LLVM: Uma Nova Opção para o Kernel Linux s390/zSeries
O código do kernel Linux para hardware IBM s390/zSeries agora tem uma nova opção de construção. Além do GNU Compiler Collection (GCC), que tem sido a escolha padrão por muito tempo, agora é possível construir o kernel com o LLVM/Clang. Isso foi possível graças às alterações feitas durante a janela de mesclagem do kernel v6.9, que permitiram a compilação do kernel s390 usando a opção “LLVM=1”.
Requisitos para a Compilação com o LLVM
Para aproveitar essa nova opção, é necessário ter o código mais recente do compilador LLVM.
Isso ocorre porque o ld.lld e llvm-objcopy só começaram a oferecer suporte adequado ao s390/SystemZ com a nova versão do compilador LLVM/Clang 18.1.
Benefícios da Compilação com o LLVM
A compilação do kernel Linux com LLVM=1 não apenas permite o uso do compilador Clang, mas também do vinculador ld.lld e de vários outros utilitários LLVM. Isso inclui CC=clang, LD=ld.lld, AR=llvm-ar, NM=llvm-nm, STRIP=llvm-strip, OBJCOPY=llvm-objcopy, OBJDUMP=llvm-objdump, READELF=llvm-readelf, HOSTCC=clang, HOSTCXX=clang++, HOSTAR=llvm-ar e HOSTLD=ld.lld.
Anteriormente, o kernel IBM s390/SystemZ Linux podia ser compilado com o Clang, mas mantendo o restante dos utilitários GNU.
IBM z13: Uma Nova Era para o Linux
!IBM z13
Uma atualização de documentação incorporada ao Linux 6.9 descreve o suporte completo à compilação do kernel “LLVM = 1” ao usar o LLVM 18.1+. Isso marca o início de uma nova era para o Linux e o kernel s390.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário