Na sexta-feira, o suporte para os SoCs Arm Neoverse N3, V3 e V3AE foi adicionado ao código de desenvolvimento do compilador LLVM/Clang 19.
Em fevereiro, a Arm revelou esses núcleos de CPU de última geração para futuros servidores Arm. O Neoverse-V3 é o núcleo de CPU mais rápido da Arm. Baseado no ISA Armv9.2-A, o V3 suporta a funcionalidade SVE2. Ele também suporta memória DDR5 de 12 canais, memória HBM, 64 pistas de PCIe 5.0 com CXL e outros recursos modernos, tornando-o compatível com os mais recentes produtos Intel Xeon e AMD EPYC. O Neoverse V3 será capaz de escalar até pelo menos 128 núcleos por soquete.
O Neoverse-N3, também baseado no Armv9.2-A com o ISA SVE2, é mais voltado para computação de uso geral do que para o HPC. Por último, o Neoverse-V3AE é a adaptação Neoverse da Arm para aplicações automotivas.
Com a adição ao LLVM Git na sexta-feira para o LLVM 19, os núcleos Neoverse N3/V3/V3AE são agora suportados. A segmentação -mcpu=neoverse-v3 / -mcpu=neoverse-n3 / -mcpu=neoverse-v3ae agora é suportada para esses novos núcleos com o conjunto de instruções Armv9.2-A, incluindo o uso da Scalable Vector Extension 2 (SVE2).
A versão estável do LLVM/Clang 19 deve ser lançada por volta de setembro, o que ainda é bastante tempo, sendo improvável que encontre quaisquer processadores de servidor Arm baseados em Neoverse-N3/V3 disponíveis até pelo menos o próximo ano.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário