Você já ouviu falar do Turbostat? É uma ferramenta incrível para sistemas Linux que fornece estatísticas detalhadas sobre o estado de inatividade/energia, temperaturas e outras métricas valiosas para CPUs modernas.
Além disso, ele pode fornecer uma variedade de valores e contadores de MSR, bem como outros bits de CPU intrigantes.
Anteriormente, o acesso root era necessário para muitos desses recursos, mas agora o Turbostat está sendo adaptado para funcionar ainda melhor como um usuário não-root. Embora a funcionalidade seja limitada sem acesso root, os patches que estão chegando ao upstrean do kernel estão refazendo várias verificações para permitir que usuários não-root agora possam executar o Turbostat.
Os patches atualizados também adicionam novos argumentos de linha de comando, “–no-msr” e “–no-perf”, permitindo que até mesmo usuários root vejam que o uso do driver CPU MSR é opcional. Além disso, há várias outras mudanças chegando com essas atualizações do Turbostat, como a leitura dos contadores RAPL (Run-Time Average Power Limiting) através da API Perf.
Essas melhorias, incluindo o suporte ao usuário não-root, foram enviadas à filial do subsistema de gerenciamento de energia Linux esta semana e devem estrear com o kernel Linux 6.10 neste verão.
Então, se você está procurando otimizar o desempenho do seu sistema Linux, o Turbostat pode ser a ferramenta que você precisa. E se apenas o dmidecode pudesse ser mais robusto para uso não-root, juntamente com outros utilitários que podem funcionar de várias maneiras sem acesso root, as possibilidades seriam infinitas!
Não perca tempo, comece a usar o Turbostat hoje mesmo e leve o desempenho do seu sistema Linux ao próximo nível!
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário