Isso gerou muitas discussões sobre a sincronização explícita do Wayland. Xaver Hugl, desenvolvedor do KDE KWin, publicou um post detalhado no blog para aqueles interessados no assunto.
Hugl elaborou em seu blog por que o Wayland Explicit Sync é crucial e como ela resolve problemas que o modelo de sincronização implícita não consegue. Ele também mencionou o Steam no Linux com Wayland.
Um dos principais benefícios da sincronização explícita do Wayland para os usuários finais, além de pequenas melhorias de desempenho, é que o driver proprietário da NVIDIA pode suportá-lo. Isso resolve alguns dos desafios remanescentes do suporte do Wayland para esse driver de código fechado. Problemas como cintilação da NVIDIA no Wayland, problemas de ritmo de quadros e outros serão superados com o suporte explícito do driver de sincronização da NVIDIA, juntamente com o suporte do compositor Wayland e similares do XWayland.
“Com a implementação do protocolo de sincronização explícita em compositores, e em breve no Xwayland e no driver proprietário da NVidia, todos esses problemas serão finalmente resolvidos, e o maior obstáculo restante para os usuários da NVidia mudarem para o Wayland será eliminado.”
Para mais informações, você pode ler o post do blog de Xaver. A solicitação de mesclagem do KWin para a implementação do linux-drm-syncobj-v1 para a explicit sync ainda está aberta e em revisão de código.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário