Theo de Raadt apresenta o OpenBSD 7.5, a versão mais recente deste sistema operacional BSD que prioriza a segurança.
O OpenBSD 7.5 traz uma série de melhorias notáveis, otimizações de kernel, atualizações de pacotes e ajustes para esta plataforma BSD amplamente utilizada.
Destaques do OpenBSD 7.5:
- Aceleração ARM64: O OpenBSD 7.5 no ARM64 adiciona cache por CPU para o pool VP e pool de descritores PTE (PTED) na implementação PMAP, resultando em “acelerações significativas” para sistemas ARM64 de vários núcleos.
- Melhorias no SMP: Algumas melhorias notáveis incluem temporizadores de rede agora em execução sem o bloqueio do kernel e a capacidade de executar chamadas de sistema de ligação e conexão em paralelo.
- Sincronização do DRM: O código do Direct Rendering Manager (DRM) foi sincronizado com o estado upstream do Linux 6.6.19.
- Novos Drivers: Inclui drivers “ADLDCP” e “APLDRM” para o coprocessador de display Apple e o driver AMPCHWM para suporte à telemetria de energia Ampere Altra.
- Suporte ao Driver Allwinner: Novo suporte de driver para os SoCs Allwinner D1 e Allwinner H616.
- Melhorias no Driver de Rede: Inclui um novo driver QWX, que é uma porta do driver Linux Ath11k.
- Instalação Automática do OpenBSD: Agora suporta criptografia de disco tanto com senhas de texto simples quanto com um disco de chave.
- Inicialização EFI: O CD do OpenBSD 7.5 e as imagens do CD ISO de instalação agora são inicializáveis no modo EFI.
- Melhorias de Segurança: Inclui a remoção do suporte para chamada indireta do sistema e várias outras melhorias de segurança do sistema.
Para mais detalhes e para baixar a especificação OpenBSD 7.5, visite o site oficial do OpenBSD.
Até a próxima !!
Até a próxima ""
Nenhum comentário:
Postar um comentário