O projeto UPower acaba de lançar a versão 0.21 do Power Profiles Daemon, um software que agora reconhece automaticamente o estado da bateria do seu laptop Linux.
Dependendo se o laptop está conectado à alimentação CA ou à bateria, o software ajusta o comportamento de energia/desempenho da CPU.
Com o Power Profiles Daemon 0.21, o comportamento do driver de escalonamento de frequência da CPU AMD e Intel P-State será ajustado automaticamente se mudar para energia da bateria. Além disso, esta versão traz várias correções e melhorias para este daemon.
Marco Trevisan, no anúncio de lançamento da versão 0.21, resume as mudanças da seguinte maneira: "Desde este lançamento, o power-profiles-daemon reconhece o estado da bateria e alguns drivers usam um estado mais eficiente de energia ao usar o perfil balanceado na bateria. Em particular, os drivers AMD e Intel P-State usarão o perfil balance_power EPP, enquanto para Intel, também definimos o viés de desempenho de energia para 8 (em vez de 6).
Esta versão também contém várias correções para a ferramenta de linha de comando powerprofilesctl ao usar os comandos de inicialização ou versão. A ferramenta agora está melhor documentada à medida que geramos uma página de manual para ele (se python3-argparse estiver instalado) e conclusões do bash. Estamos até gerando as conclusões do ZSH, mas o caminho de instalação deve ser fornecido.
A interface de linha de comando do daemon foi aprimorada para depuração, então use --help-debug para mais informações.
As configurações de bloqueio do serviço systemd foram ainda mais restritas.
Várias otimizações de código."
Para aqueles que desejam lançar seu próprio Power Profiles Daemon, em vez de apenas confiar em sua distribuição Linux, o daemon atualizado pode ser baixado em FreeDesktop.org GitLab. Descubra como o Power Profiles Daemon 0.21 pode otimizar o desempenho do seu laptop Linux.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário