Lennart Poettering, o desenvolvedor líder do systemd, revelou recentemente o mais novo esforço do systemd: ‘run0’, um comando semelhante ao sudo, que promete revolucionar a forma como interagimos com o sistema.
O Surgimento do ‘run0’: Com o lançamento do systemd 256, ‘run0’ surge como um clone do sudo. Esta nova ferramenta, na verdade, é a já existente ‘systemd-run’, mas quando invocada como ‘run0’, ela se comporta como um clone do sudo, com uma diferença fundamental: ela não é SUID. Em vez disso, ela solicita ao gerente de serviço para invocar um comando ou shell sob o UID do usuário alvo, proporcionando um isolamento superior.
‘run0’ vs ‘sudo’: Pode-se dizer que ‘run0’ está mais próximo do comportamento de ‘ssh’ do que de ‘sudo’, em muitos aspectos. Além disso, ‘run0’ oferece uma experiência de usuário mais agradável do que o sudo. Por exemplo, por padrão, ele tingirá o fundo do seu terminal em um tom avermelhado enquanto você estiver operando com privilégios elevados, servindo como um lembrete amigável de que você ainda não desistiu dos privilégios.
Para aqueles que desejam aprender mais sobre o ‘run0’ do systemd como uma alternativa ao sudo, mais comentários de Lennart podem ser encontrados em Mastodon.social.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário